SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências?Um jogo de luz e de sombras: lógicas de ação no cotidiano escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.450-460. ISSN 1413-2478.

O estudo apresenta a discussão da base teórica de uma pesquisa realizada com dez crianças de 4 e 5 anos de uma creche universitária, cujo objetivo é investigar aspectos do processo de letramento dessas crianças, no espaço educativo e no espaço familiar. Considerou-se a participação das crianças em eventos de letramento, suas relações com objetos, atividades e procedimentos, produzidos ou atravessados pela cultura escrita e aspectos do movimento discursivo que ocorriam nas famílias e na creche. Discutem-se e entrelaçam-se estudos sobre a relação entre oralidade e escrita e estudos que, apresentando uma concepção social e dialógica da linguagem, nos levam a um modo de conceber a noção de letramento, com base, principalmente, nos conceitos bakhtinianos de linguagens sociais, gêneros do discurso, heteroglossia e hibridização. Tal discussão é básica na pesquisa para a definição de categorias analíticas que indiciem diferentes modos de ser letrado. Busca-se aprofundar a compreensão sobre o papel da escola e da família no processo de letramento.

Palabras clave : Educação Infantil; Oralidade e Escrita; Letramento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )