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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
COSTA, HUGO HELENO CAMILO y LOPES, ALICE CASIMIRO. A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.1009-1032. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216751.
Tendo em vista nossa trajetória de pesquisa investigando políticas de currículo em uma perspectiva discursiva, abordamos o pensamento de Ivor Goodson com foco na interpretação das comunidades disciplinares como subjetivações produzidas na política. Defendemos que Goodson propõe a noção de comunidade disciplinar como comunidade profissional que dinamiza a política curricular e vale-se do nome da disciplina na luta por seus interesses. Conjecturamos, no âmbito da teoria curricular, sua perspectiva de sujeito político - a comunidade disciplinar - visando apresentar alguns impasses gerados pelo pensamento da história das disciplinas escolares sobre a comunidade disciplinar, tendo em vista sua apropriação em um enfoque discursivo. Este texto, em síntese, focaliza o que Goodson nos faz pensar sobre as comunidades disciplinares e como sua noção de subjetividade disciplinar na produção das políticas de currículo é modificada ao incorporarmos aportes pós-estruturais em nossas pesquisas.
Palabras clave : comunidade disciplinar; discurso; política de currículo.