SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Evaluación de la jerarquía de los valores humanos de Schwartz en la adolescencia: diferencias de género e implicaciones educativasALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA O LITERACIA CIENTÍFICA? INTERESES IMPLICADOS EN LA INTERPRETACIÓN DEL CONCEPTO DE SCIENTIFIC LITERACY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.147-167. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226808.

Este artigo analisa opções teórico-metodológicas empregadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) relacionadas à leitura de textos literários de ficção, sobretudo aqueles em que a imagem é elemento predominante. Em seguida, tomando-se referencial de pesquisa-ação, reportam-se resultados de levantamento de impressões de leitura de textos de ficção por imagens, por professores participantes do PNAIC. Entre as principais conclusões estão o caráter tangencial que se confere ao ensino da literatura na proposta didática do PNAIC. Esse traço parece agravado quando se observa, entre os professores participantes do levantamento de leitura, uma forma predominantemente escolarizada de ler, que se distancia da estética peculiar aos textos, para compreendê-los com base em valores externos, mas prestigiados socialmente.

Palabras clave : PNAIC; ensino; leitura; literatura de ficção por imagens.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )