SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantesEN BÚSQUEDA DE UN ABORDAJE MÁS SIMÉTRICO PARA LA ZONA DE DESARROLLO PRÓXIMO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MONTANO, MARIA JOSÉ NAVARRO; MARTINEZ, ANTONIA LÓPEZ  y  TORRE, MARIA ELENA HERNÁNDEZ DE LA. TRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.651-667. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227033.

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma estratégia de aprendizagem colaborativa entre profissionais da educação em uma área de trabalho específica, o autismo, para apoiar o intercâmbio de experiências através das redes. A amostra é composta por uma equipe de 11 professoras de aulas específicas para autistas, cujo trabalho é baseado na concepção e contraste de estratégias de intervenção educativa para estes alunos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em grupo, questionários e análise do Plano de Trabalho. Os resultados indicam que o trabalho planejado e consensual, com um caminho comum de participação continuada, fornece uma garantia de qualidade em direção à melhoria da educação. Assim, o grupo de trabalho oferece segurança profissional aos seus participantes, favorece a realização de objetivos comuns e evita o isolamento profissional de professores em aulas específicas, uma vez que a comunicação em rede é a base do seu trabalho.

Palabras clave : aprendizagem colaborativa; redes de ensino; redes profissionais; comunicação em rede; educação de qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )