SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70FORMACIÓN SOSTENIBLE DEL PROFESOR EN EL PROGRAMA DE MAESTRÍA PROFESIONALENSEÑANZA, INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: ORIGEN Y TRAYECTORIA INSTITUCIONAL (1926-1988) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PIZZINATO, ADOLFO; HAMANN, CRISTIANO; TEDESCO, PEDRO DE CASTRO  y  JALMUSNY, YASMINE MAZZONI. Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.732-751. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227037.

O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem.

Palabras clave : PEC-G; interseccionalidade; gênero; raça; etnia.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )