Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
AGUILAR, Noelia Melero; MORINA, Anabel y PERERA, Víctor-Hugo. AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240016. Epub 22-Mayo-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240016.
Este artigo tem como objetivo analisar as ações de professores de uma universidade espanhola em relação à inclusão de estudantes com deficiência. Para elaborar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 20 professores. Os resultados mostram que professores adotam diferentes ações, adaptadas à metodologia já existente, tais como materiais e avaliação. A conclusão mostra a necessidade permanente de contemplar ações que possibilitem a resposta às necessidades derivadas da deficiência, assim como se recomenda planejar projetos de ensino com base nos princípios do desenho universal da aprendizagem.
Palabras clave : educação inclusiva; ensino superior; professorado.