Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
MELO, Thaís de. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240030. Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240030.
Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.
Palabras clave : Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; história da educação no Brasil; projetos educacionais.