Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
STEFANUTO, Jéssica Raquel Rodeguero y BUENO, Sinésio Ferraz. Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240033. Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240033.
O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.
Palabras clave : teoria crítica da sociedade; indústria cultural; educação musical; ressentimento; regressão da audição.