SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24EL INSTITUTO HISTÓRICO Y GEOGRÁFICO BRASILEÑO EN LA EDUCACIÓN: CAMINOS, CRUZAMIENTOS Y DISPUTAS (1900-1922)LITERATURA Y ATENCIÓN: NOTAS SOBRE UN NUEVO RÉGIMEN DE PERCEPCIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

STEFANUTO, Jéssica Raquel Rodeguero  y  BUENO, Sinésio Ferraz. Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240033.  Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240033.

O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.

Palabras clave : teoria crítica da sociedade; indústria cultural; educação musical; ressentimento; regressão da audição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )