Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FERREIRA, Marco Paulo Maia. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240037. Epub 06-Ago-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240037.
O processo atribucional originou uma enorme diversidade de trabalhos teóricos e empíricos nos últimos 60 anos, representando uma área de investigação marcante em vários domínios da prática psicopedagógica. Este artigo apresenta uma revisão histórica, evolutiva e sistemática da literatura acerca do contributo das variáveis sociocognitivo-motivacionais para a aprendizagem, enfatizando a relevância do processo atribucional no rendimento acadêmico.
Palabras clave : teoria(s) da atribuição; rendimento acadêmico; avaliação atribucional; dimensões causais.