SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LITERATURA Y ATENCIÓN: NOTAS SOBRE UN NUEVO RÉGIMEN DE PERCEPCIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LA LITERATURACONSTRUCCIÓN DE LA PROFESIONALIDAD DOCENTE EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE LA ENSEÑANZA BÁSICO EN MOZAMBIQUE: PERSPECTIVAS DE FORMADORES DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240037.  Epub 06-Ago-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240037.

O processo atribucional originou uma enorme diversidade de trabalhos teóricos e empíricos nos últimos 60 anos, representando uma área de investigação marcante em vários domínios da prática psicopedagógica. Este artigo apresenta uma revisão histórica, evolutiva e sistemática da literatura acerca do contributo das variáveis sociocognitivo-motivacionais para a aprendizagem, enfatizando a relevância do processo atribucional no rendimento acadêmico.

Palabras clave : teoria(s) da atribuição; rendimento acadêmico; avaliação atribucional; dimensões causais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )