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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ORELLANA-FERNANDEZ, Rosa; MERELLANO-NAVARRO, Eugenio; BERRIOS-VILLARROEL, Adolfo y ALMONACID-FIERRO, Alejandro. PROFESSORES DE DITADURA E DEMOCRACIA: PERSPECTIVA BIOGRÁFICA DE PROFESSORES NO FINAL DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250007. Epub 20-Feb-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250007.
O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias professionais de cinco professores em dois momentos importantes da história do Chile: a ditadura e o retorno à democracia. Contamos com o método biográfico para entender, pelas vozes dos protagonistas, suas experiências. Estes foram analisados de acordo com os preceitos da teoria fundamentada. Os resultados descrevem uma trajetória de carreira marcada pelo medo e desconfiança. Concluímos que os últimos anos de trabalho revelam desânimo com as mudanças educacionais que estruturam a perda de autonomia e colaboração. Os professores analisam com tristeza a busca permanente de resultados padronizados e experimentam um profundo desapontamento com o regime democrático instalado no final da ditadura de Pinochet. Assumimos que esses aspectos organizam a identidade do professor no final da carreira e esses aspectos também estimulam uma forma de sofrimento.
Palabras clave : professores; biografia; experiências profissionais; identidade docente.