SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Análisis multifocal en la formación inicial de docentes: interpretaciones de alumnado y supervisoresTEORÍAS DE DEMOCRACIA EN JOHN DEWEY: EXIGENCIAS FORMATIVAS DE LA COOPERACIÓN SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TREVISAN, Amarildo Luiz; DIAS, Evandro Dotto  y  FERRAO, Iara da Silva. Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250012.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250012.

O texto procura investigar a relação entre o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a formação de professores no Brasil com base em uma filosofia da educação inspirada nas teorias de Habermas e Honneth. Interpreta o sistema de avaliação segundo a lógica que associa o binômio saber/poder de acordo com a produção de conhecimento do paradigma tecnológico moderno. Com isso, a ênfase recai sobre a competição por resultados, desconsiderando a imersão no processo colaborativo da produção. Acaba contribuindo assim para uma crescente instrumentalização do mundo da vida, na qual se ressalta o desenvolvimento do tecnicismo em todas as esferas da vida. A filosofia da educação contribui para indicar possíveis rupturas com esse modelo marcado pela demanda crescente, atrelada ao nexo produção-consumo, colaborando com a criação de uma sociedade democrática que acentua a responsabilidade em relação aos processos de construção da cidadania.

Palabras clave : filosofia da educação; avaliação; formação de professores; saber; poder..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )