Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ASSIS, Raquel Martins de; OLIVEIRA, Cristina Rodrigues de y LOURENCO, Erika. A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940). Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250011. Epub 29-Mar-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250011.
O artigo apresenta pesquisa sobre o conceito de criança anormal divulgado em um conjunto de artigos publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, na década de 1930. Foram levantados artigos que expressam como a criança anormal era compreendida pelos contemporâneos daquela época. Da análise dos textos, emergiram duas categorias: classificação das crianças anormais, suas características e explicações causais da anormalidade; o papel da escola na educação das crianças anormais. Utilizamos contribuições da história conceitual de Koselleck, segundo a qual conceitos expressam aspectos da experiência e da dimensão teórica de sujeitos em contextos e tempos históricos específicos. A pesquisa demonstrou que a articulação desse conceito incluía concepções fundamentadas nos debates sobre ambiente e hereditariedade, nos saberes elaborados pela psicologia e na discussão sobre o papel da escola e a educação das novas gerações.
Palabras clave : educação especial; deficiência; história da psicologia.