SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27FORMACIÓN HUMANA EN PRECARIEDAD: SENTIDO COMÚNLos condicionantes sociales, interculturales y personales que interfieren en educación inclusiva en tiempos de COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GERKE, Janinha; FOERSTE, Erineu  y  SOUZA, Adriano Ramos de. Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra Capixaba. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270070.  Epub 26-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270070.

O artigo discute a dimensão das narrativas biográficas na formação de professoras-educadoras do campo, por meio do curso Escola da Terra Capixaba, ocorrido em sua segunda edição nos anos 2017 e 2018, no Espírito Santo. Coloca em cena o debate da educação do campo e a formação docente a partir das experiências dos sujeitos que, no registro de suas biografias amalgamadas à vida, trabalho e formação, compartilham experiências e produzem processos formativos, o que provoca diálogos consigo, com o outro e com o mundo. Como resultados, depreende-se que as narrativas biográficas das professoras-educadoras do campo visibilizam os saberes e fazeres de suas experiências e fertilizam as aprendizagens a partir das reflexões e tensionamentos que provocam no sujeito narrador e no coletivo da escuta. O trabalho resulta ainda como propulsor de outras racionalidades teórico-metodológicas no âmbito da formação continuada de professoras-educadoras do campo.

Palabras clave : biografias; narrativas; experiências docentes; formação docente do campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )