Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SILVA, Wagner Rodrigues y CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270114. Epub 24-Nov-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270114.
Neste artigo, duas situações educativas interconectadas são investigadas. Tais situações ocorreram no ensino remoto de um componente curricular para formação inicial de alfabetizadoras. A primeira corresponde a sessões virtuais com exposição de uma professora sobre a própria prática alfabetizadora implementada numa escola pública. A segunda, à produção de relatos reflexivos sobre as referidas sessões escritos pelas professoras em formação inicial. Assume-se a abordagem qualitativa para a análise dos dados e caracteriza-se o estudo como uma pesquisa participante. Essa última se justifica pela natureza do trabalho colaborativo responsável pelo empoderamento mútuo dos envolvidos. Entre os resultados produzidos, há o fato de os participantes terem ressignificado as representações negativas compartilhadas por eles em torno das instituições educativas representadas na pesquisa.
Palabras clave : ensino remoto; escrita reflexiva; formação de professores; universidade.