Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280028. Epub 15-Feb-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280028.
A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.
Palabras clave : pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional.