Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Desenho teórico-metodológico da escrita comparada: produção intelectual de crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (2017 a 2019). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280063. Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280063.
Este texto expõe os percursos de construção metodológica e fundamentação teórica da escrita comparada, de um lado, aproximada do sentido mais amplo da linguagem, isto é, o autor e o leitor crítico no sentido dos discursos; de outro, orientada pela comparação, no sentido metodológico. Para tanto, trabalha com parte da produção intelectual de crítica eleita sobre a Base Nacional Comum Curricular, de 2017, para inventariar a diversidade temática, teórica, metodológica e política pelas quais os autores registram suas indagações, apontam discussões e fixam metas de análise, o que per se constitui empreendimento complexo. Diante disso, escreve críticas capazes de decodificar a produção de sentido para/no campo curricular, vinculada a uma economia das trocas simbólicas, caracterizada por uma lógica regida pelas condições sociais de produção, que respondem à eficácia simbólica da comunicação escolar.
Palabras clave : comparação; escrita; Base Nacional Comum Curricular; dialogismo.