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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
TREVISOL, Joviles Vitório y BRASIL, André. As políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280107. Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280107.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de avaliação da pesquisa e da pós-graduação dos Países Baixos. As políticas implementadas ao longo das últimas quatro décadas consolidaram um sistema sui generis e estável de avaliação, contribuindo para fortalecer a liderança científica do país no cenário internacional. A experiência holandesa tem inspirado diversos países e suas lições também podem ser relevantes para a realidade brasileira. Nesse contexto, este estudo visou analisar as principais características do sistema holandês; compreender o papel da autoavaliação no sistema e apresentar uma experiência de autoavaliação desenvolvida por um notável centro de pesquisa da Universidade de Leiden. Com base nas lições apreendidas, concluímos apresentando alguns subsídios para o aprimoramento do sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação.
Palabras clave : políticas de avaliação; autoavaliação; autonomia institucional; Países Baixos.