SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28POLÍTICAS DE EVALUACIÓN DE LA INVESTIGACIÓN Y DEL POSGRADO EN LOS PAÍSES BAJOS: LECCIONES SOBRE AUTOEVALUACIÓN Y AUTONOMÍA INSTITUCIONALSISTEMA DE PARTICIPACIÓN PÚBLICO-PRIVADA EN EDUCACIÓN: ESTRATEGIAS MERCANTILISTAS PARA LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN MANAUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; CHAGAS, Liliane Alves  y  CALABRIA, Thiago Luis Cavalcanti. Formar que cidadão? Concepções presentes na proposta curricular das escolas em tempo integral da Paraíba. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280111.  Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280111.

O artigo discute as concepções teórico-práticas de cidadania presentes na proposta curricular das escolas públicas estaduais em tempo integral do estado da Paraíba. A fundamentação foi desenvolvida considerando-se as contribuições de autores dos campos da sociologia e da filosofia. A pesquisa, de natureza documental, foi realizada com base na análise dos fascículos que estruturam o modelo de escola integral da Paraíba. Seus achados foram organizados e interpretados com base na análise de conteúdo, tendo sido utilizada a técnica da análise categorial. Depois de feita a investigação, concluímos que o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, responsável pela concepção, pela organização e pela gestão do modelo, expressa um alinhamento de tradição liberal no marco legal, nos Cadernos de Formação e no conceito de cidadania. Ressaltamos que predominam a compreensão de uma cidadania difusa e a orientação para uma prática passiva nos documentos orientadores do programa.

Palabras clave : política curricular; cidadania; educação integral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )