Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FREIRES, Thiago y PEREIRA, Fátima. Pensar o lugar das periferias no desenvolvimento de trajetórias educativas: apontamentos a partir de um estudo narrativo com jovens do Brasil e de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280118. Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280118.
Este artigo centra-se em parte dos resultados de uma investigação cujo objetivo maior era compreender as trajetórias de escolarização de jovens residentes em contextos periféricos no Brasil e em Portugal. O estudo problematizou o significado da Escola para esses jovens, sob o enfoque da massificação da escola pública. Organizado como uma investigação multicasos, ancorado nos princípios da abordagem biográfica, o projeto assentou na análise da inter-relação de fatores pessoais e contextuais/sociais nas biografias juvenis, por forma a situar os possíveis sentidos da Escola conforme percepcionado pelos participantes. Ao todo, o projeto envolveu 25 estudantes do ensino médio. Neste texto, assenta-se na dimensão de análise referente ao sentido da periferia, tema orientador e fundador da problemática investigada. Os resultados apontam para a polissemia do conceito, realçando a sua (re)construção semântica a partir da abordagem biográfica.
Palabras clave : periferias; trajetórias educativas; narrativas biográficas; escola pública.