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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FURLAN, Natália Pozzan y MEA, Cristina Pilla Della. Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: um estudo qualitativo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290001. Epub 05-Feb-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290001.
A educação emocional é de suma importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Objetivou-se analisar as percepções de professores sobre os impactos e as mudanças de comportamento após a realização de um programa de educação emocional com crianças matriculadas na educação infantil. Participaram cinco professoras que realizaram um programa de educação emocional na educação infantil com crianças de 3 a 5 anos de uma escola particular localizada no Rio Grande do Sul. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada on-line para coletar os dados, e as respostas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin. As professoras destacam a importância de um programa de educação emocional e de o lúdico auxiliar nesse processo. As crianças apresentaram melhora na aprendizagem e no relacionamento interpessoal. Conclui-se que um programa de educação emocional na educação infantil tem uma finalidade educativa e preventiva, possibilitando às crianças conhecerem sobre as emoções e serem capazes de avaliar e ter comportamentos mais assertivos em situações do cotidiano.
Palabras clave : Docentes; Educação infantil; Emoções; Inteligência emocional; Estudo qualitativo.