Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SILVA, Neomar Lacerda da y OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Práticas de letramento e repertório compartilhado por professoras/es que ensinam matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290044. Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290044.
Este artigo teve por objetivo identificar e descrever o engajamento em práticas de letramento docente das quais participaram professoras/es que ensinam matemática. Utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem e do letramento como prática social para identificarmos e descrevermos interações com usos da leitura e da escrita em reuniões de estudo e planejamento de aulas realizadas em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados sugerem que os membros se engajaram em eventos de letramento mediados tanto por textos prescritivos quanto por textos produzidos pelo próprio grupo para organizar o repertório. Contudo, a constituição do repertório compartilhado ocorreu pelo engajamento em práticas de letramento reconhecidas e valorizadas no grupo. Apesar de textos prescritivos orientarem as práticas, o repertório não se limitou a essas prescrições, perpassando pelos diversos engajamentos sociais dos envolvidos.
Palabras clave : Práticas de letramento; Repertório compartilhado; Formação de professores que ensinam matemática; Prática social; Leitura e escrita.