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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARANTES, Valéria Amorim  y  PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Por uma ética integradora e pluralista: caminhos para a educação em valores a partir da resolução de conflitos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290042.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290042.

Este artigo tem como objetivo desbravar implicações teórico-metodológicas da ética do cuidado para a psicologia e a educação moral. Assumindo a premissa de múltiplas vozes morais em conexão, inaugurada por Gilligan, o artigo estuda os conflitos interpessoais pela via da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Parte-se de um recorte de pesquisa com adolescentes de 14 a 16 anos em que foram aplicadas entrevistas sobre conflitos interpessoais. Apresentamos a análise de dois conflitos narrados por um jovem participante para identificar diferentes fenômenos do psiquismo humano na resolução de conflitos. Os resultados evidenciaram o continuum entre desejos de justiça, cuidado, felicidade e bem-estar na elaboração das relações interpessoais em diversos contextos interativos, dando visibilidade à ética relacional. Com base nos resultados, discutimos algumas implicações para práticas educacionais voltadas à formação ética e à atuação para o bem pessoal e coletivo.

Palabras clave : Ética; Modelos Organizadores do Pensamento; Conflitos; Educação em valores.

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