Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
ALCANTARA, Paulo R.. Instrução ancorada baseada em vídeo no desempenho de trabalho de estudantes com necessidades especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.147-164. ISSN 1413-6538.
O estudo explorou o uso de tecnologia de vídeo como uma abordagem alternativa para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com necessidades especiais. No contexto de habilidades de trabalho, os efeitos da instrução ancorada em ambientes simulados foram analisados. Esta investigação usou um delineamento experimental AB com três estudantes numa tarefa de trabalho. Provas de generalização foram conduzidas em ambiente natural. Os resultados indicaram que dois dos estudantes alcançaram o critério educacional e demonstraram um alto grau de generalização. Em contraste, um dos estudantes treinados não atingiu o critério educacional e apresentou um baixo desempenho generalizado.
Palabras clave : Instrução Ancorada; Treinamento Baseado em Vídeo; Generalização; Sistema Mínimo de Intrusão de Pistas; Estudantes com Necessidades Especiais.