Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
RAMALHO, Joaquim; MATEUS, Filipa; SOUTO, Marisa y MONTEIRO, Marlene. Intervenção educativa na perturbação Gilles de la Tourette. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.337-346. ISSN 1413-6538.
A perturbação Gilles de la Tourette é um distúrbio neuropsicológico crónico, que resulta de anomalias ao nível dos neurotransmissores cerebrais. É caracterizada por fenómenos compulsivos, que originam tiques motores e vocais e origina problemas a nível social, emocional e particularmente na adaptação e integração no meio escolar. Este artigo procura promover um melhor conhecimento desta perturbação, da sintomatologia associada e essencialmente elaborar estratégias de intervenção educativa destinadas aos diversos agentes educativos, de modo a promover uma integração escolar e social mais eficiente.
Palabras clave : Perturbação Gilles de la Tourette; Tiques; Intervenção Educativa; Educação Especial.