Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
GOMES, Camila Graciella Santos et al. Efeitos do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0085. Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0085.
O objetivo geral deste estudo foi avaliar a viabilidade do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para a capacitação de cuidadores de crianças com autismo em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva. Participaram do estudo 24 crianças com o diagnóstico de autismo, com idades entre 3 anos e 2 meses e 8 anos e 10 meses e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores realizaram as estimulações comportamentais e intensivas com as crianças com autismo e foram capacitados por profissionais especializados, porém essa capacitação ocorreu por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, estando profissionais e cuidadores em locais diferentes. Os participantes com autismo foram avaliados antes e após a intervenção, por meio de instrumentos padronizados que permitiram medir o desenvolvimento das crianças. Os resultados indicaram a viabilidade do uso dessas tecnologias para capacitar cuidadores e ganhos no desenvolvimento das crianças com autismo.
Palabras clave : Transtornos do Espectro do Autismo; Educação Especial; Cuidadores; Análise do Comportamento Aplicada; Tecnologias da Informação e Comunicação.; Autism Spectrum Disorders; Special Education; Caregivers; Applied Behavior Analysis; Information and Communication Technologies.