Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
LOPES, Maura Corcini; MENEZES, Eliana da Costa Pereira de y GRAFF, Patrícia. ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAURA CORCINI LOPES: A PRODUÇÃO DO SER SURDO NA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0237. Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0237.
Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.
Palabras clave : Surdez; Diferença; Educação; Experiência; Inclusão.