Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
ALMEIDA, Ana Maria Freire da Palma Marques de. A avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.02, pp.37-50. ISSN 1414-4077.
Este trabalho constitui-se de um estudo teórico sobre a avaliação do rendimento acadêmico. A análise possibilitou identificar a importância de estudos sobre avaliação da aprendizagem como fator relevante para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Indicou também que, ao lado das propostas e técnicas de avaliação, novos modelos e concepções se delineiam. Algumas enfatizam "medida", outras, o "julgamento de valores" e outras ainda trazem implícitas a necessidade de se extrapolar a função classificatória, fazendo com que a avaliação assuma outras funções, dentre as quais a diagnóstica e a formativa. No entanto, não se pode dizer que o avanço das pesquisas tenha levado ao desenvolvimento de sistemáticas avaliativas que atendam mais diretamente aos interesses e objetivos do ensino superior, incipiente no trato dos problemas da avaliação na educação brasileira.
Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Rendimento Acadêmico; Avaliação Educacional; Ensino Superior; Psicologia Educacional.