SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número03A avaliação da universidade italianaCurso de pedagogia FEUSP: perfil de ingressantes, trajetória acadêmica e destino profissional dos formandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BALZAN, Newton Cesar. Inovações nos exames vestibulares: em direção à transformação e à equidade. (Avaliação após onze anos de experiências). Avaliação (Campinas) [online]. 1998, vol.03, n.03, pp.51-60. ISSN 1414-4077.

Desde 1987, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) vem selecionando seus candidatos através de um processo que prioriza a organização de idéias, a clareza de expressão, o estabelecimento de relações na interpretação de dados e fatos, a capacidade de elaboração de hipóteses. Em síntese, o pensamento crítico. Entre 1987 e 1998, 402.362 estudantes candidataram-se aos seus 43 cursos oferecidos por esta universidade, considerada como de vanguarda no país, em termos de pesquisa e ensino. O presente escudo baseia-se em dados sócio-culturais obtidos junco aos candidatos que concorrem à seleção no período de 1987-1997, isco é, 369.035 indivíduos. São oferecidos exemplos de provas aplicadas na seleção dos candidatos e apresentados os resultados já alcançados: a) force aumento no percentual de candidatos que se utilizam de lei curas - jornais e revistas - em lugar da TV para se informarem sobre o mundo; b) mudanças na metodologia de ensino em escolas secundárias, cujos professores passaram a estimular a atribuição de sentido aos conhecimentos transmitidos aos alunos e o desenvolvimento da criticidade em lugar da mera memorização de conteúdos voltados para os vestibulares através de exames tradicionais, organizados sob a forma de questões de múltipla escolha; c) pressão para a melhoria do nível de ensino na própria Universidade, decorrente da mudança no perfil dos ingressantes; d) introdução de inovação no processo de seleção em muitas outras Instituições de Ensino Superior, comando a Unicamp como modelo de referência.

Palabras clave : Exames Vestibulares; Pensamento Crítico; Aprendizagem Significativa; Candidatos à Universidade; Inovação nos Vestibulares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )