Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Os projetos de profissionalização dos estudantes da FFCH-USP: algumas considerações. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.01, pp.63-78. ISSN 1414-4077.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa a respeito dos estudantes da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Com a intenção de fazer uma análise do perfil do aluno, suas expectativas e aspirações acadêmicas e profissionais, o Departamento de Sociologia da FFLCH - USP, em 1996, e o NUPES - Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior - USP, em 1997, viabilizaram, sob minha coordenação, a investigação. As informações coletadas permitiram que detectasse entre os alunos três tendências de comportamento em relação à suas expectativas de profissionalização. A tendência que mais se destaca refere-se a uma estratégia de acumulação de "capital cultural", estratégia essa que tem um eleito distintivo no competitivo mercado de trabalho.
Palabras clave : Ensino Superior; Capital Cultural; Aspiração Profissional; Mercado de Trabalho.