SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número04Avaliação da UECE: desafio institucionalA auto-avaliação na prática pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

PEREIRA, Elisabete M. A.. Universidade e novas formas de estruturar o conhecimento: a questão departamental. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.04, pp.37-44. ISSN 1414-4077.

As reflexões contidas neste texto se reportam à unidade departamental e ao seu questionamento como forma de organização universitária. Atualmente diversas universidades vêm se questionando se o departamento é a unidade que corresponde às novas formas de produzir, pesquisar e ensinar conhecimentos. As questões epistemológicas postas pelo atual momento histórico, levantadas pela pós-modernidade e pela interdisciplinaridade, põem em cheque a tradicional divisão do conhecimento em departamentos. Para apresentar esta questão o texto aborda uma breve evolução histórica da organização das universidades em departamentos, relacionando-os à forma de conceber conhecimentos e especializações. Em seguida, tece considerações sobre experiências interdisciplinares e outras proposições de estruturação universitária.

Palabras clave : Universidade; Estruturação Universitária; Departamento; Conhecimento; Especialização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )