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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
MENEGHEL, Stela M. y LAMAR, Adolfo Ramos. Avaliação como construção social: reflexões sobre as políticas de avaliação da educação no Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.17-26. ISSN 1414-4077.
Este texto desenvolve a idéia de avaliação como construção social, pois formulada em situações objetivas e específicas e em um quadro estruturado de valores que a justificam e produzem sentidos. Com base nesta concepção, discute a política de avaliação da educação no Brasil, cujo discurso enfatiza o seu caráter científico ou 'neutro' e sua objetividade e confiabilidade técnica (uma vez produzida por especialistas). Para tanto apresenta, em um primeiro momento, o contexto que introduziu a avaliação no país e seus pressupostos educacionais - formação de mão-de-obra para suprir demandas do setor produtivo e do capital. E discute, em seguida, à luz da complexidade do ato avaliativo, os fundamentos epistemológicos de alguns dos elementos que compõem o discurso e a prática governamental sobre avaliação, ressaltando suas limitações para a educação à medida que restritos ao controle de resultados.
Palabras clave : Políticas Educacionais; Reformas Educativas; Construção Social; Avaliação Objetiva; Formação Humana.