SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número04Auto-avaliação como dispositivo fundante da avaliação institucional emancipatóriaAvaliação Institucional da Extensão na PUC Minas: construção de uma metodologia de avaliação da extensão que contemple a sua importância no processo ensino/aprendizagem. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.04, pp.33-54. ISSN 1414-4077.

O texto relata a organização de um Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), adotando como base o modelo usado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Europeu (OCOE). Emprega seqüências históricas, cujos dados e indicadores são de natureza quantitativa, que foram organizadas em cinco grupos: de contexto, de recursos (materiais e humanos), de processos, de produtos e de gestão. Aborda, ainda, a pertinência e a relevância do sistema de dados e indicadores para a execução da avaliação institucional, além de auxiliar os gestores na difícil tarefa de dar à luz ao planejamento estratégico.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Indicadores Institucionais; Tomada de Decisão; Planejamento Estratégico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )