SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número04O desenvolvimento de competências no ENADE: a mediação da avaliação nos processos de desenvolvimento psicológico e profissionalUniversidad y maquiladora en la frontera México-Estados Unidos: el experimento de la educación superior de la integración económica del libre comercio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

KROTSCH, Pedro. Los estudiantes universitarios como actores de reformas en América Latina: la cultura de los jóvenes y la crisis de la institución. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.04, pp.99-119. ISSN 1414-4077.

O artigo analisa o papel dos movimentos estudantis nas reformas universitárias da América Latina e na implementação destas, apresentando como marco o cenário da Reforma de Córdoba no século XVIII. Em seguida discute o protagonismo do movimento estudantil nos anos de 60 e 70 do século passado. Nos anos 80, discute o enfraquecimento do movimento como resultado da emergência das universidades de massas e da crescente diversificação institucional do sistema de educação superior. Traça o caráter mobilizador e a incidência político-institucional dos movimentos estudantis, embora apontando que a diversificação da educação superior modificou o que se poderia chamar de "um sujeito universitário". Por fim, analisa as questões analíticas sobre o que acontece hoje com os movimentos estudantis.

Palabras clave : Universidade na América Latina; Reforma Acadêmica; Reforma Universitária; Movimento Estudantil; Crise da Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )