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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ALMEIDA JUNIOR, Vicente de Paula. Uma análise do processo de formação das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.01, pp.09-30. ISSN 1414-4077.

Propomos, neste artigo, uma análise sobre o processo de formação ou elaboração das políticas de avaliação da educação superior no Brasil entre os anos de 1983 a 1996. A partir da leitura de alguns documentos oficiais e à luz do referencial de Análise da Política, demonstramos que esse processo desenvolve-se em etapas bem determinadas, a saber, construção, formulação e implementação da política. Contudo, apontamos que essas fases não ocorreram de modo linear. Ao contrário, foram complexas e contraditórias. Como conseqüência, a fase de implementação descartou e desconsiderou as propostas, experiências construídas e formuladas anteriormente pelo conjunto da comunidade universitária, MEC e sociedade organizada.

Palabras clave : Avaliação da Educação Superior; Políticas de Avaliação; Construção e Formulação da Agenda; Implementação da Política; Tendências em Avaliação.

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