SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Avaliação multidimensional de desempenho do estudanteReflexões acerca da atividade de auto-avaliação dos servidores técnico-administrativos: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

PRIMI, Ricardo  y  MORAES, Ilmara Fátima de. Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.41-59. ISSN 1414-4077.

Investiga-se validade e precisão de um questionário de avaliação docente, com 15 itens de 5 pontos, utilizado em uma universidade paulista, respondido voluntariamente por estudantes, via Internet, em "ambiente seguro". Foram 3689 estudantes avaliando 568 professores de 36 cursos. Foi realizada análise fatorial, análise de perfis e estudo correlacional da nota escolar com avaliação docente. A precisão evidenciou excelente consistência interna dos itens (a=0,965). Os itens agruparam-se em um fator, o que foi confirmado pela análise de perfis. Apesar da natureza multidimensional desse construto os alunos parecem formar uma opinião global sobre o desempenho do professor, o que estaria refletida na unidimensional idade encontrada. A correlação nota-pontuação foi estatisticamente significativa (p<O,05) em 12,2% dos casos, indicando interferência das notas de vários alunos na avaliação que estes fizeram de seus professores, mas, na maioria dos casos, não houve relação entre essas variáveis.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Avaliação Docente; Validade e Precisão; Análise Fatorial; Análise de Clusters.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )