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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BRZEZINSKI, Iria; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandez  y  BRITO, Wanderley Azevedo de. Pesquisa em Avaliação Institucional na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.02, pp.103-133. ISSN 1414-4077.

Neste trabalho, com aprofundamento na questão de método, divulgamos a avaliação institucional da UEG dos cursos de Licenciatura Plena Parcelada, objeto desta investigação. Nossos referenciais baseiam-se nos pressupostos de que fazer avaliação institucional é a) fazer pesquisa; b) traçar uma política institucional de auto-avaliação; c) desenvolver uma cultura de avaliação. O método adotado foi o do materialismo dialético e a metodologia desdobrou-se em: a) avaliação diagnóstica com aplicação de questionários e realização de entrevistas; b) pesquisa-ação. Os resultados positivos foram a formação de aproximadamente 18.000 professores, anteriormente leigos e atuantes na Educação Básica de Goiás, democratização do acesso à profissionalização no ensino superior, desenvolvimento da cidadania, especialmente com melhoria salarial e de qualidade de vida; desenvolvimento local e regional. Entre os negativos estão a ausência de salas especializadas, de laboratórios de informática, de Biologia, Matemática, Física e Química; desatualização do acervo das bibliotecas e falta de uso de novas tecnologias.

Palabras clave : Política de Avaliação Institucional; Programa de Licenciatura Plena Parcelada; Pesquisa; Formação de Professores; Auto-Avaliação.

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