SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número04A avaliação do docente na perspectiva do alunadoAvaliação diagnóstica dos egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MORETTO, Cleide Fátima et al. Percepção dos coordenadores de curso de graduação em relação aos processos avaliativos institucionalizados na Universidade de Passo Fundo. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.04, pp.109-127. ISSN 1414-4077.

O coordenador de curso de graduação. Integrante do processo de gestão universitária representa o agente articulador entre o projeto pedagógico institucional o curso de graduação. Trabalhos anteriores sobre as práticas avaliativas na Universidade de Passo Fundo identificaram a necessidade de aprofundar a interação o envolvimento dos coordenadores de curso de graduação com a Divisão de Avaliação Institucional. Norteados pelo questionamento sobre o modo como são percebidos os processos, as práticas e os instrumentos avaliativos existentes na instituição e sobre as ações que resultam do seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e técnica de grupo focal com os coordenadores de graduação em exercício no ano de 2004. O estudo aponta importantes reflexões obtidas por meio do foco em cinco categorias de análise.

Palabras clave : Educação Superior; Gestão Universitária; Qualificação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )