SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Quality management model in research and development projects in the ambito f the National Technological University according to the internacional regulation ISO 10006: 2003Some reflexions about informations systems for universities in the presence of challenges and changes produced by evaluation and acreditation processes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.01, pp.193-207. ISSN 1414-4077.

Este artigo apresenta a avaliação como uma produção de sentidos, especialmente sobre as finalidades essenciais da educação. É prática social polissêmica que não se limita ao conhecimento e ao processo ensino-aprendizagem. Busca compreender os significados dos fenômenos educativos, inclusive as questões relativas à autonomia pessoal e à vida social e pública do sujeito da educação e sua participação na construção da sociedade democrática. Atribui especial ênfase à avaliação dinâmica e participativa e discute as relações entre avaliação e regulação.

Palabras clave : Avaliação; Educação Superior; Produção de Sentidos; Avaliação Estática; Avaliação Dinâmica; Avaliação e Regulação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )