SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Evaluation of the pedagogical strategy “project-based learning”: perception of the studentsReflexões sobre o processo de autoavaliação institucional: o olhar de uma comissão própria de avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SOUZA, Saulo Aparecido de  y  REINERT, José Nilson. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação (Campinas) [online]. 2010, vol.15, n.01, pp.159-176. ISSN 1414-4077.

O propósito deste estudo foi analisar a avaliação de um curso de graduação através da identificação dos fatores que geram satisfação e insatisfação por parte de seus estudantes e, também, comparar os resultados entre as modalidades de ensino presencial e a distância. O questionário empregado deixou o estudante livre para indicar espontaneamente aquilo que o satisfaz ou insatisfaz. Em seguida, os resultados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicam que, na avaliação dos estudantes, os principais fatores determinantes da satisfação e da insatisfação com o curso estão relacionados com a estrutura curricular, o corpo docente e o ambiente social. Foram encontradas diferenças significativas na comparação entre as modalidades de ensino pesquisadas. A estrutura física e algumas características do curso foram consideradas pouco importantes para a avaliação dos cursos pelos estudantes.

Palabras clave : Satisfação Discente; Avaliação de Cursos Superiores; Avaliação Discente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )