SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Universidad y calidad en América Latina en perspectiva comparada. interrogantes y desafiosIdeas para una reforma del componente legal relacionado con la tipología de las instituciones de educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

OLASKOAGA LARRAURI, Jon; MARUM ESPINOSA, Elia; ROSARIO MUNOZ, Víctor Manuel  y  PEREZ LECHOSA, David. Los académicos frente a la gestión de la calidad en las instituciones de educación superior: percepción y valoración. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.03, pp.689-711. ISSN 1414-4077.

Este artigo reúne e ordena a evidência empírica existente sobre as opiniões e atitudes dos acadêmicos universitários diante da introdução, em suas instituições, da lógica, princípios e ferramentas da gestão da qualidade. O enfoque adotado é o da metainvestigação, que supõe a recopilação da literatura relevante e a sistematização de seus conteúdos. Estes foram expostos em três linhas temáticas: as noções de qualidade aceitas pelos acadêmicos, sua percepção dos sucessos da gestão da qualidade e sua valoração dos diferentes métodos de avaliação associados aos sistemas de garantia da qualidade.

Palabras clave : Gestão da Qualidade Educativa; Qualidade da Educação Superior; Acadêmicos e Gestão Institucional da Qualidade; Percepções da Qualidade Acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )