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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
MENDES, Eliana Amarante de Mendonça. A avaliação da produção textual nos vestibulares e outros concursos: a questão da subjetividade. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.435-458. ISSN 1414-4077.
O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da subjetividade na avaliação de redações em vestibulares e outros concursos e demonstrar a inviabilidade de se manter tal tipo de prova, dada a impossibilidade de se fazer justiça aos candidatos. Apresento uma sucinta revisão bibliográfica sobre o tema, alguns dados históricos sobre a avaliação através dos tempos e o estado da arte no Brasil. Analiso o sistema de avaliação de redações do ENEM, mostrando sua insustentabilidade. Apoio-me, teoricamente, em Bakhtin e em especialistas em avaliação. Apresento, também, uma pequena pesquisa empírica sobre o sistema de avaliação de redações do ENEM.
Palabras clave : Subjetividade; Avaliação da Produção Escrita; Insustentabilidade; ENEM.