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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MACHADO, Eusébio André. Entre a omniavaliação e confiscação: Contributos para uma avaliação dialógica e sustentável. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.333-343. ISSN 1414-4077.

Resumo A hipótese central deste artigo é a de que vivemos atualmente um regime de omniavaliação. Para justificar esta hipótese, é apresentado um argumentário que considera, num primeiro momento, as principais lógicas que caracterizam a omniavaliação e, num segundo momento, a falência paradigmática e confiscação da avaliação. Tendo em conta os “efeitos” decorrentes da situação atual de “crise”, conclui-se o artigo com um conjunto de propostas contribuintes para uma avaliação “dialógica” e “sustentável”, através da qual, no meio das tensões e paradoxos cada vez mais dilacerantes, seja possível encontrar outros caminhos e outros sentidos para a avaliação.

Palabras clave : Avaliação; Omniavaliação; Educação; Dialogia; Sustentabilidade.

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