SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Propriedades psicométricas das provas de pedagogia do ENADE via TRI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ALBUQUERQUE, Alberto et al. A prática do ensino supervisionada na educação física - perspetiva do estudante estagiário. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.11-26. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100003.

Este estudo enquadra-se na linha de investigação do pensamento do estudante estagiário de Educação Física durante a prática do ensino supervisionada. Apresenta um carácter descritivo e interpretativo, pretendendo contribuir para uma melhor compreensão e interpretação do repertório experiencial dos estudantes estagiários. O instrumento usado é constituido por questões fechadas e abertas e foca-se em cinco dimensões: Aspetos sócio-emocionais; Aspetos vocacionais, Aprendizagem e desenvolvimento profissional; Supervisão; Socialização profissional e institucional. A amostra é constituída por 118 participantes de duas instituições do ensino superior, uma privada e a outra pública, do Distrito do Porto. O crescimento pessoal associado à experiência do estágio centra-se na competência profissional, a qual se encontra directamente relacionada com a organização e gestão do ensino e da aprendizagem.

Palabras clave : Educação Física; Qualificação Profissional; Pedagogia; Processo do Ensino e da Aprendizagem; Competência Professional..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )