Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
PINTO, Rodrigo S; MELLO, Simone P. T. de y MELO, Pedro A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.89-108. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100005.
O estudo apresenta a meta-avaliação do Processo de Avaliação Institucional das IES Brasileiras via SINAES, de 2004 a 2014, considerando o acompanhamento e a revisão do sistema. Foram analisadas as IES que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e que tiveram seu recredenciamento publicado no Diário Oficial da União em 2014, totalizando 66 universidades. Resultados indicam que as privadas não tiveram média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. As públicas obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na 8 – Planejamento e Auto-avaliação. A meta-avaliação é oportuna e necessária, qualificando o processo numa perspectiva somativa.
Palabras clave : Meta-avaliação; Processo de avaliação institucional; Dimensões institucionais.