SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Avaliação Institucional em uma universidade pública brasileira multicâmpus: processos e desafios na qualificação da gestãoEfeitos multiplicadores das redes de colaboração em pesquisa. Um estudo internacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

MISA, Ernesto Domínguez. O Sistema de Acreditação de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) na Faculdade de Agronomía da Universidade da República - Uruguai. Avaliação [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.244-262. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100013.

A participação no ARCU-SUR coloca nos cursos superiores o debate sobre a qualidade e garantia, bem como a resposta institucional a ela. Entram as questões suscitadas quanto ao reconhecimento dos diplomas, as novas instituições, a agenda de relação público - privada e universidade - estado. Este artigo fará uma revisão dos fundamentos, resultados e impactos na Faculdade de Agronomia da Universidade da República, Uruguai, pelo Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos de Graduação do MERCOSUL (MEXA) e o Sistema de Acreditação ARCU-SUR e concentrando-se nos efeitos colaterais, mas em retrospecto explora a evolução institucional nas políticas de avaliação.

Palabras clave : Acreditação; Avaliação; ARCU-SUR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )