Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
DALBOSCO, Cláudio Almir; SALOMAO, Jelson Becker y DORO, Marcelo José. Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.157-176. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100009.
O ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.
Palabras clave : Educação pública; Formação humana; Democracia.