SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Investigación em educación: historia y tendencias temáticas em studios de posgrado stricto sensu em Pará, Región Norte, BrasilAnálisis del rendimiento de las mejores universidades participantes en el ranking World University – Times Higher Education (THE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

PINHEIRO, Cristiane Borges; RIBEIRO, Jorge Luiz Lordelo de Sales  y  FERNANDES, Sergio Augusto Franco. Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacional. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023015.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100022.

O fenômeno da evasão se configura como uma preocupação nos cursos de graduação das universidades brasileiras, acarretando alguns problemas, dentre os quais destacamos os gastos de recursos públicos, tendo como consequência um sério comprometimento na qualificação dos nossos jovens, nas mais variadas áreas do conhecimento. As pesquisas teóricas sobre a evasão no ensino superior, principalmente as que dizem respeito à evasão no Brasil, são muito recentes, mas, apesar de recentes, são muito importantes para que possamos nos situar diante desse fenômeno e melhor compreendê-lo, visto que traz prejuízos, tanto para as instituições, quanto para o indivíduo que evade. Neste sentido, este artigo apresenta importantes modelos teóricos sobre evasão, tais como os que foram elaborados por Tinto, Bean, Coulon, Astin, e Cabrera, autores comumente utilizados como referência nos estudos sobre evasão universitária. Buscamos, portanto, fomentar e aprofundar essa discussão, contextualizando o fenômeno da evasão a partir da nossa realidade, com estudos feitos por pesquisadores brasileiros. Para que soluções possam ser pensadas, o conhecimento da realidade se mostra fundamental.

Palabras clave : evasão; ensino superior; modelos teóricos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )