SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evaluación de la eficiencia de las universidades federales brasileñas: un enfoque de Análisis Envolvente de DatosImpactos de la Ley de Cuotas en una Institución de Enseñanza Superior (IES): estudio sobre la deserción discente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto; BINOTTO, Erlaine; CREMON, Thais  y  HERRERA, Pedro Vinícius Juchem. Credenciar-se ou não na pós-graduação: a percepção de docentes de uma instituição pública. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023019.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100011.

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de servidores doutores em relação à sua atuação na pós-graduação articulada a fatores motivacionais, pessoais e organizacionais. Aplicou-se um questionário a 502 professores doutores de programas de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior, obtendo-se 113 respostas válidas. Analisaram-se os dados utilizando o software estatístico R. Os resultados indicaram que a vinculação à pós-graduação está ligada à dimensão afetiva, visto que gostar do que faz (motivacional) e o relacionamento com os alunos (organizacional) foram os fatores mais destacados. Quando questionados sobre o que os levaria a se descredenciar, destacou-se a dimensão individual nos aspectos relacionados à falta de realização pessoal com a atividade e ao adoecimento pessoal ou familiar. Também indicaram questões estruturais, embora não predominantes. A forte vinculação da motivação docente relacionada a fatores pessoais e motivacionais pode explicar por que, em condições adversas, esses profissionais optam por permanecer credenciados na pós-graduação.

Palabras clave : motivação; afetivo; precarização; professores; carreira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )