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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini; HENNING, Elisa y SIPLE, Ivanete Zuchi. Análise de distratores: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023026. Epub 24-Nov-2023. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100042.
Testes baseados em itens de múltipla escolha frequentemente utilizam a Teoria da Resposta ao Item para a estimação de parâmetros dentro de modelos dicotômicos. Contudo, o Modelo de Resposta Nominal permite estudar itens politômicos, considerando toda a informação obtida na análise das alternativas escolhidas pelos respondentes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva interpretar o conteúdo e as alternativas dos itens do Enade 2017 referentes aos cursos de Licenciatura em Matemática, a fim de contribuir para o aprofundamento da análise edumétrica do referido teste. Trata- se de uma abordagem quantiqualitativa que utiliza, concomitantemente, o Modelo de Resposta Nominal e a perspectiva da análise de erros em matemática. Os resultados indicam que o teste Enade 2017 para o curso de Licenciatura em Matemática continha itens com fragilidades em aspectos técnicos em termos de clareza, pertinência ou dificuldade, com necessidade de revisão por experts da área. Além disso, a análise desses itens permitiu explicar alguns raciocínios dos respondentes.
Palabras clave : avaliação em larga escala; modelo de resposta nominal; licenciatura em matemática.