Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
VILLANI, Alberto y SANTANA, Dulceval de Andrade. Analisando as interações dos participantes numa disciplina de física. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.197-218. ISSN 1516-7313.
Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.
Palabras clave : Psicanálise e Educação; Grupo de Aprendizagem; Ensino de Física.